quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PRIMEIRA POSTAGEM - CONSERVAÇÃO DAS CÉDULAS

Inicialmente gostaria de esclarecer que, sendo colecionador a uns 9 anos, pretendo expor neste blog a minha coleção de cédulas e os fantásticos significados por trás delas.

Antes de tudo, farei aqui uma distinção para aqueles que não conhecem.

Cédula não é tudo igual, existem vários fatores que vão ser cruciais para determinar o valor e a raridade desta. Agora irei expor sobre as formas de conservação. Podem ser:

FLOR DE ESTAMPA (FE) - É a conservação dada àquela cédula que se encontra em perfeito estado de preservação, normalmente saiu do banco e nunca foi circulada, não contem dobras nem amassados, riscos, nem manchas.

SOBERBA (S) - A cédula soberba contém pequenos sinais de circulação. Para permanecer neste estado, a cédula não pode ter mais que três marquinhas ou uma marca de dobra. O papel ainda em perfeito estado.

MUITO BEM CONSERVADA (MBC) - Cédulas que contém sinais mais nitidos de manuseio, muitas marcas de dobras e com o papel um pouco mais desgastado, devendo ter poucas manchas. Sem rasgos.

BEM CONSERVADA (BC) - Uma cédula um pouco mais gasta, normalmente foi bastante circulada, o papel amolecido, não se admitindo rasgos nas dobras centrais, normalmente com o brilho da cédula perdido. Aceita-se furo de grampeador.

REGULAR (R) - Cédula a qual foi submetida a intensa circulação, contendo diversas dobras, com rasgos, manchas furos, porém a cédula tem que estar em estado de fácil identificação.

UM TANTO GASTA (UTG) - Esta ultima é a classificação para aquela cédula extremamente gasta, com diversos rasgos, faltando pedaços, muitas manchas e ate de dificil identificação. Normalmente não colecionáveis.

Se uma cédula estiver com caracteristicas intermediárias, é aceitável dar a elas conservação mista, por exemplo: Uma cédula que está entre Soberba e Flor de Estampa pode ser dada a esta a classificação de S/FE.

Cédula aparentemente MBC

Cédula Flor de Estampa

Evidentemente, os valores de uma cédula para colecionadores podem ter vertiginosas diferenças entre os estados de conservação.


Maicon Menghini

Nenhum comentário:

Postar um comentário