quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

CÉDULA COMEMORATIVA - BRASIL 500 ANOS - POLÍMERO (PLÁSTICO)

Hoje escolhi postar uma cédula.
Escolhi uma cédula que é muito conhecida por uns e possivelmente está pouco na lembrança de outros, falo da cédula de 10 Reais feita em polímero (Plástico) que o Banco Central desenvolveu com o intuito de "comemorar" os 500 anos do Brasil.
Me recordo como se hoje fosse, os amigos pegando nesta cédula e ficando abismados pois "embolava", molhava e não afetava tanto como ocorria com as cédulas de papel. rsrs

Bom, esta cédula começou a circular em Abril do ano 2000, justamente o mês que completava 500 anos de descobrimento do Brasil. Com dimensões de 140 x 65 mm e cores predominantes azul e laranja, a cédula de polímero possibilita manter uma maior quantidade de elementos de segurança, e neste sentido, o Banco Central a colocou no meio circulante para realizar testes, e, é claro, comemorar a data.

Com um lindo design e chamativa quantidade de cores, no ANVERSO (em outro post explicarei melhor outras características das cédula), ou seja, na frente da cédula, temos a imagem de Pedro Álvares Cabral (afinal foi quem comandava a esquadra na ocasião do descobrimento), ao lado o mapa "Terra Brasilis", foi uma das primeiras representações do Brasil, à esquerda consta um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha a qual foi enviada ao Rei de Portugal detalhando tudo quanto aqui foi encontrado na época do descobrimento.

 Cédula Flor de Estampa (Quem leu o ultimo post vai entender rsrs)

No Reverso(Fundo), perceba que ao centro contem uma versão bem estilizada do mapa do Brasil, uma pluralidade de fisionomias as quais representam o povo brasileiro e a miscigenação do mesmo. Atrás, quase que imperceptível, contém de forma abstrata os símbolos dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

 Fundo da Cédula

Esta cédula, em especial, veio em um catálogo, justamente para colecionadores e para expor as informações que muitas vezes somente olhando para a cédula não conseguimos absolver. 


Espero que tenha gostado deste post e que tenha clareado algumas informações sobre a cédula que infelizmente se perderam no tempo só restando alguns exemplares de pessoas que colecionam.

Maicon Menghini

Nenhum comentário:

Postar um comentário